sexta-feira, 17 de novembro de 2017

Profissão, Agente de leitura

Profissão, Agente de leitura



Para quem não sabe, o agente de leitura ocupa todo o espaço escolar destinado a leitura, se adaptando e entrando em ação, seja qual for a necessidade do contexto: sala de leitura, biblioteca, projetos de leitura, etc., estamos prontos para desenrolar, resolver, e disponibilizar a informação, fazendo com que todo o acervo se torne acessível, desse modo somos um elo entre usuários e informação.
Também somos uma espécie de livro de registros que representa todo o acervo bibliográfico da biblioteca, isso porque sabemos onde está cada uma das obras do nosso acervo, devido ao nosso trabalho de ordem técnica e pelo manuseio constante. Diante desta realidade temos habilidades suficientes para indicar leituras e pesquisas adequadas a cada tipo de leitor ou pesquisador. Sabemos das preferências de cada usuário da biblioteca, e com essas informações somos capazes de fazer um raio x do leitor a ponto de indicar leituras de sua preferência.
Somos organizados, criativos, catalogamos, enumeramos etc. Organização é fundamental! Mas, o que de fato queremos são usuários ávidos por leitura, que mexam e remexam nas obras, baguncem, isso mesmo, o contato com os livros é importantíssimo, parece estranho não? Sim, mas isso é o normal! Organizamos para que nossos usuários tenham sua busca facilitada.
Criamos projetos, interagimos com os professores e alunos, informamos sobre a chegada de novos títulos, sempre em busca de novos leitores, mas também cobramos, somos uma espécie de SPC (sistema de proteção ao crédito), pois devemos zelar pelo acervo e facilitar o acesso ao maior número de usuários possíveis.
Não fizemos biblioteconomia (pelo menos a maioria), mas em nossa maioria somos graduados, pós-graduados e com formação técnica na área de biblioteconomia, somos profissionais da educação, somos agentes educacionais.
Somos isso tudo e mais um pouco dependendo do contexto a que estamos inseridos, pois acima de tudo somos educadores, somos humanos, portanto passiveis de erros, mas, sobretudo estamos abertos ao diálogo, para que possamos estar sempre evoluindo em busca de uma educação igualitária e de qualidade para todos.
Marcos A. Gomes
Agente de leitura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Campanha de devolução de livros

Campanha de devolução de livros Você sabia que muitos dos livros emprestados pela Biblioteca do Colégio Estadual Dra.Zilda Arns não sã...

Palavra do Diretor